André Calvelo, Prêmio Brasil Olímpico do COB, nadador ceciliano, fará o Juramento do Atleta nesta quinta, na Abertura dos Jogos Unisanta 2018

A grande festa de abertura dos XXXV Jogos da Unisanta, maior competição esportiva universitária do Estado de São Paulo, será a partir das 19 horas desta quinta-feira (2/5), no Ginásio Poliesportivo. As disputas serão realizadas de 3 a 24/5.

Desfile de atletas representando as 36 faculdades da Baixada Santista inscritas, a partir das 19 horas, abrirá os Jogos Unisanta 2018 nesta quinta-feira, no Ginásio Poliesportivo da Unisanta, na Rua Oswaldo Cruz, 277. Os convites para a entrada no evento foram distribuídos pelas Atléticas dos Cursos e são aguardados cerca de 2.500 universitários.

O desfile para escolha do Rei e da Rainha dos Jogos, sempre marcado pelo respeito e pelo congraçamento entre os concorrentes, é uma das atrações da noite. Na oportunidade, serão escolhidos os sucessores de Guilherme Rutigliano e Renata Panzemboeck, eleitos Rei e Rainha da edição anterior.

A participação no concurso é obrigatória. A organização oferece um total de R$ 2.000,00 em prêmios. Rei e Rainha levam R$ 500,00 cada; os segundos colocados, R$ 300,00, e os terceiros, R$ 200,00 cada um.
Inicialmente, os candidatos desfilarão em uniformes esportivos de suas respectivas atléticas. Depois, retornarão com trajes de banho. Haverá um ensaio prévio com os candidatos, na quinta-feira (3), às 12h.

Para o Corpo de Jurados, foram convidadas personalidades de destaque da sociedade, em diversas áreas. A presidência do Júri fica a cargo da pedagoga educacional Valéria Simões Teixeira.

Enquanto ocorrer a apuração do Concurso, haverá apresentação de dança pelos alunos da Fefesp e de caratê, liderada pelo Sensei Paulo Bartolo. Além de uma grande atração musical surpresa, como é tradição nos Jogos.

André Calvelo – O nadador ceciliano André Calvelo, que fará o Juramento do Atleta, é aluno do 1º ano da Faculdade de Educação Física (FEFESP) da Unisanta. Neste ano, ele ganhou, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), o prêmio de melhor atleta masculino de todos os esportes dos Jogos Escolares da Juventude (de 1 a 17 anos). Nos Jogos, ocorridos em novembro de 2017, Calvelo representou o Colégio Santa Cecília, em Brasília.

Número recorde de Jogos – Os XXXV Jogos da Unisanta reunirão 36 faculdades inscritas no masculino e 32 no feminino, com número maior de adesão dos últimos anos em ambas as categorias.

Esta é a maior edição dos Jogos em número de disputas e modalidades. Principal competição esportiva universitária do Estado de São Paulo, os XXXIV Jogos da Unisanta contarão com o número recorde de 250 jogos, divididos em 14 modalidades, no masculino e feminino.

As disputas serão realizadas de 3 a 24 de maio. Serão 14 modalidades, no masculino e no feminino: basquetebol, caratê, futevôlei, futebol society, futsal, handebol, judô, natação, tamboréu, tênis de mesa, beach tennis, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

Em 2017, a Fefesp Unisanta sagrou-se campeã no masculino e a Engenharia Unisanta no feminino.

Troféu Solidariedade – Além da competição esportiva, as Faculdades também participam do Troféu Solidariedade, entregue à atlética que mais arrecadar alimentos durante o período dos jogos, cuja campanha expressa o engajamento social de alunos universitários de toda a Baixada Santista.