Engenharia Unisanta leva sétimo título consecutivo do Basquete masculino

Texto: Christian Miranda / Fotos: Ivan Storti e Fábio Prado / Edição de imagens e web: Cláudia Busto

A tradicional equipe de Basquete masculino da Engenharia Unisanta entrou como favorita na final da modalidade contra a Educação Física Praia Grande, na penúltima noite da XXXII edição dos Jogos da Unisanta, a maior competição esportiva universitária do Estado de São Paulo.

No ano anterior, os estudantes de Praia Grande foram eliminados pela Medicina Santos nas oitavas de final por uma diferença pequena, cinco pontos. Agora, chegavam a uma decisão após superar a própria Medicina e a forte Fefesp. Missão: tentar vencer a Engenharia Unisanta numa final e interromper uma sequência de seis títulos do time da casa.

A Engenharia contava com a experiência do grupo, que possui vários jogadores federados, além da animação da torcida, maioria no Ginásio Poliesportivo.  Rafael inaugurou a placar com dois pontos para a Engenharia.

Mas a Educação Física não se intimidou e fez sucessivos arremessos de três pontos, com Lucas e Rafael. O jogo seguia praticamente com a manutenção do empate até a equipe visitante abrir seis pontos de diferença. Também com lances de três pontos, a Engenharia foi encostando.

Um outro fator seria decisivo no duelo. Enquanto a Engenharia contava com banco de reserva, a equipe de Praia Grande estava limitada nas trocas. Nesse cenário, a Engenharia foi ganhando um aliado, o cansaço dos adversários.

Fim da primeira etapa, Engenharia 29 x 27 Educação Física Praia Grande.

Times em quadra e a diferença a favor dos cecilianos foi aumentando gradativamente, chegando a dez pontos. Mesmo cometendo mais faltas, o que favoreceu os lances livres para a Educação Física, a Engenharia conseguiu manter a diferença.

Os arremessos de três pontos de Lucas não estavam mais sendo convertidos para a Educação Física e o placar registrou 17 pontos a mais para a Engenharia.

A Educação Física lutou até o fim, mas não conseguiu deter o cestinha da Engenharia, Guilherme, que fez quase a metade dos pontos de sua equipe.

Ao som de “ai, ai, ai, ai, tá chegando a hora…” a Engenharia foi conquistando mais uma vez o troféu de campeã e fechou sua participação no Basquete masculino com um placar de 60 a 50.

Melhores Momentos – por Ivan Storti

Melhores Momentos – por Fábio Prado