Em confronto de futuros educadores físicos, Praia Grande vence por 4 a 1

Texto: Bruno Secco / Foto: Sara Hofmann
Revisão: Christian Miranda / Edição de imagens e web: Cláudia Busto

O clima nas arquibancadas do Ginásio Poliesportivo da Unisanta, na última partida do futsal masculino desta sexta-feira (13), não refletiu exatamente o que ocorreu dentro de quadra. As torcidas dos cursos de Educação Física de Praia Grande e da Unifesp compareceram em bom número, mas a animação ficou mesmo por conta dos estudantes da universidade santista.

Parecia que os alunos atletas de Praia Grande usaram essa motivação da torcida adversária para conquistar o resultado e consequentemente a classificação. Até começaram o jogo pressionados, com a Unifesp tentando armar jogadas pelas laterais, mas aos dois minutos de jogo já conseguiram trocar seus passes.

Com boa organização tática e trocas certeiras de passes, quebrando assim a marcação adversária, o resultado não demorou para sair. Paulinho recebeu boa bola pela esquerda, cortou para dentro, driblou dois e chutou forte. A bola desviou em Richard, que teve o gol creditado, mas a belíssima jogada do camisa 7 de Praia Grande mostrava que era apenas o começo de uma noite iluminada.

Cinco minutos depois de abrir o placar a Educação Física Praia Grande até sofreu um susto: Luís Fernando conseguiu descolar um cruzamento pela esquerda na medida para Roberto, que chutou forte para empatar a partida. O panorama do jogo, no entanto, permanecia o mesmo: troca de passes rápidos de um lado, contra a outra equipe apenas se defendendo e lutando para não dar brechas.

Não demorou muito para falhas defensivas surgirem, e Paulinho mais uma vez acertou um drible que originou o cruzamento pela esquerda para Lucas Matheus recolocar a Praia Grande na frente. A poucos segundos do final do primeiro tempo a Unifesp quase empatou com Marco Aurélio, mas a bola ficou no travessão do goleiro de PG.

Na segunda etapa foi a vez de Paulinho brilhar. Depois de dar duas assistências na etapa inicial, logo aos dois minutos recebeu novamente a bola pela esquerda e chutou forte, cruzado, sem chances para Ruan Brasil. Era seu primeiro gol no jogo e o terceiro da Praia Grande, que praticamente selava a classificação naquele momento.

O ritmo, então ditado pela Educação Física Praia Grande, naturalmente caiu, já que a vantagem no placar era boa e se desgastar a troco de nada poderia acarretar em possíveis lesões. Perto do final da partida, no entanto, tiveram uma chance na bola parada, e não desperdiçaram: Paulinho, sempre ele, foi para cobrança e acertou belo chute. Era seu segundo gol e segunda assistência na partida, participação direta em todos os tentos de sua equipe. Logo em seguida foi substituído, arrancando aplausos de vários presentes no Poliesportivo. Até o final do jogo, já sem o grande nome da partida, pôde-se perceber uma Unifesp nervosa, errando passes bobos, enquanto a classificada Praia Grande apenas se limitava a marcar.

Muitos dos que estiveram presentes em todas as partidas do futsal masculino já cravaram: a Engenharia Unisanta é a favorita na modalidade. Não deixa de ser verdade, tendo em vista que a equipe treinada por Cyro Bueno tem apresentado futsal de ponta. Mas, nesta noite de sexta-feira 13, a Educação Física Praia Grande, atual vice-campeã da modalidade dos Jogos da Unisanta (tendo caído ano passado apenas para a excelente defesa da Ciências Sociais Unisantos de Flávio de Castro), já mostrou que vem forte mais uma vez para brigar pelo título.