Faculdade de Engenharia desenvolve QR-Code com resultados e tabela dos Jogos da Unisanta

Texto: Erika Alencar
Cartazes com os códigos estão espalhados pelo Campus

Alunos, docentes e colaboradores da Universidade Santa Cecília e amantes do esporte ganharam mais um meio de adquirir informações rápidas sobre os XXXV Jogos da Unisanta. Trata-se dos QR-Codes dos Jogos, códigos que foram  desenvolvidos por docentes do curso de Engenharia Eletrônica e de Computação da instituição e que mostram os resultados das partidas e as tabelas de jogos da maior competição esportiva universitária do Estado de São Paulo.
Os QR-Codes dos Jogos foram criados para dispositivos móveis e podem ser visualizados com a utilização de um leitor de QR-Code. Além dos códigos, também existe um aplicativo exclusivo da Unisanta, na Play Store, com o nome “QR UNISANTA”, que permite a leitura desses códigos através de seu download.
O trabalho foi elaborado pelo coordenador do curso, Prof. Luís Fernando Pompeo Ferrara, e pelas docentes Sabrina de Cássia Martinez e Raquel Galhardo de Carvalho Lopes Araújo, dentro do programa de Acesso Digital por meio de QR-Codes. Os estudantes de Engenharia, Motasem El Malat e Mayson Biude de Oliveira também participaram do projeto.
“Na última Feira de Profissões verificamos um grande interesse por parte dos alunos na utilização desta tecnologia. Na ocasião fornecemos acesso automático ao site da Universidade, site do vestibular, bem como aos vídeos do canal do Núcleo de Pesquisa em Eletrônica (NPE) postados no Youtube”, explica o coordenador dos cursos, Prof. Luís Fernando Pompeu Ferrara.
O que é? – Código QR (sigla do inglês Quick Response, reposta rápida em português) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.