Guilherme Rutigliano e Renata Panzemboeck são os novos Rei e Rainha dos Jogos da Unisanta

Texto: Beatriz Martins, Sabrina Louise, Matheus Dannibale, Rafael Santos e Erika Alencar / Foto: Ivan Storti
Revisão e Edição: Christian Miranda  / Edição de imagens e web: Elizabeth Faria

Os novos soberanos dos XXXIV Jogos da Unisanta são Guilherme Rutigliano, da Educaçã Física (Fefis) Unimes, e Renata Panzemboeck, da Educação Física Unaerp. Numa acirrada disputa, com 34 candidatos representantes de faculdades da região, os vencedores vibraram muito com a decisão do corpo de jurados, na noite desta terça-feira (3).

A eleição dos mais belos universitários e a apresentação da Banda NX Zero foram os pontos altos da cerimônia de abertura da 34ª edição dos Jogos da Unisanta, maior evento esportivo universitário do estado de São Paulo. Os jogadores do Santos FC, Renatinho, Yuri e Yan, também abrilhantaram a noite.

Outro show veio das arquibancadas. As torcidas lotaram o Ginásio Poliesportivo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), dando uma amostra do que acontecerá durante as três semanas de jogos.

O título de Rei ficou com Guilherme Rutigliano, de 28 anos, da Fefis Unimes, que disse já ter participado de alguns concursos de fisiculturismo.

“Estou muito feliz, pois essa vitória responde àqueles que não acreditavam que eu pudesse ser o vencedor”.  O futuro educador físico revelou que para estar preparado para o concurso e agarrar a oportunidade, recorreu a uma dieta muito rigorosa e passou a Páscoa sem chocolate.

Para a estudante do segundo ano de Educação Física da Unaerp, Renata Bernadochi Panzenboeck, de 19 anos, a conquista do título de Rainha dos Jogos foi uma mistura de alegria e alívio.

“Concorri no ano passado e fiquei em terceiro lugar. Se não ganhasse dessa vez, não tentaria novamente”.  Renata comenta que, neste ano, o nervosismo tomou conta. “Eu odeio salto alto e fiquei com muito medo de tropeçar”.

Sobre a preparação para o desfile, a estudante disse não ter feito nada em especial.  “Somente procurei agradar aos jurados e fiz o meu melhor na passarela”.

Juramento do atleta – Sob o comando do apresentador e jornalista Luciano Faccioli, o evento foi aberto com o desfile das delegações. Após o hino nacional, as jogadoras do Santos FC (Sereias da Vila) e alunas de Fisioterapia, as gêmeas Chaiane e Natane Locateli, conduziram o juramento do atleta.

Depois do desfile dos candidatos e candidatas com o uniforme da atlética e traje de banho, momento que sempre levanta as torcidas, o público conferiu a apresentação de dança dos alunos da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta (Fefesp), que mostraram talento e criatividade.

Também com a Fefesp, na condução do mestre Márcio, foi mostrado um pouco do importante trabalho realizado pelo Projeto Capoeira Para Todos, que une inclusão e esporte para pessoas de várias idades e portadores ou não de necessidades especiais.

Antes do show da banda Nx Zero, o vocalista Di Ferrero falou à imprensa. Ele agradeceu o convite e ressaltou a importância da banda estar no evento. “A musica não podia faltar. De certa forma, ela acaba incentivando o esporte e os atletas, na hora da preparação ou em alguma situação da vida importante”.

Organização – Segundo Marcelo Teixeira Filho, assessor da reitoria e presidente da Comissão Organizadora dos Jogos, a expectativa para esta edição é enorme.

“Sem dúvida é muito importante essa edição, que é uma das maiores que já tivemos dos Jogos. São cerca de 3.600 atletas participantes e mais de 5.000 pessoas transitando pela Unisanta. Além de faculdades novas, temos modalidades estreantes, inclusive como teste para 2018”.

Quando perguntado o seu palpite para o vencedor dos Jogos, revelou: “Torceremos por todas as faculdades, mas acho que o favoritismo ainda é da Engenharia Unisanta”.

Para Marcelo Teixeira, pró-reitor administrativo, além da celebração, o momento é de ajudar ao próximo, pois o evento arrecada alimentos para doação às instituições benemerentes da cidade. “Recebemos alimentos na abertura e durante toda a competição, pelo trabalho dedicado dos diretores das atléticas”.

Entre as autoridades esportivas estavam Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), que elogiou a organização e estrutura do evento.

“Essa é a 34ª edição dos Jogos da Unisanta e queremos trazer esse tipo de evento para dentro do nosso sistema. Aqui os Jogos tem uma característica muito forte, que é a participação das atléticas no estado de São Paulo, o que consideramos a base da pirâmide do sistema esportivo. É muito importante a Unisanta continuar organizando esse evento, que é um dos maiores do país e o maior da região, mostrando que a instituição é uma das potências do esporte universitário nacional”.

Aurélio Miguel, presidente da Federação Universitária Paulista de Esporte (FUPE), destacou a importância dos jogos na região e estado. “Já foram mais de 30 edições dos Jogos da Unisanta, uma tradição aqui na Baixada Santista. O evento faz parte do calendário oficial da FUPE e os campeões dessa competição irão representar a Baixada na final estadual da FUPE. Sem dúvida, a Unisanta está de parabéns por organizar o evento sucessivamente, e isso fortalece o esporte universitário na Baixada, no estado e no país”.

 

Vencedores do concurso Rei e Rainha dos Jogos da Unisanta 2017

Rei

Rei – Guilherme Rutigliano – Fefis Unimes

2º lugar – Juan Carlo Tadeu Souza – Engenharia Civil Unip

3º lugar – Gustavo Soutelo de Abreu – Direito Unisanta

Mister Simpatia – Jonas  de Lima Rosa – Biologia Unisanta

 

Rainha

Rainha – Renata Panzemboeck – Ed Física Unaerp

2º lugar – Anne Caroline Vedor – Arquitetura Unisanta

3º lugar – Maria de Fátima Oliveira  – Direito Unaerp

Miss Simpatia –  Beatriz Pires Godoy – Biologia Unisanta

Modalidades – As disputas serão realizadas de 3 a 19 de maio. Serão 14 modalidades, no masculino e no feminino: basquetebol, caratê, futevôlei, futebol society, futsal, handebol, judô, natação, tamboréu, tênis de mesa, tênis de praia, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

Estão inscritas: Unisanta – Administração, Arquitetura, Biologia, Direito, Educação Física (Fefesp), Engenharia, Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), Fisioterapia, Odontologia e Sistemas de Informação; Unaerp – Direito, Educação Física e Engenharia; Unibr – Administração e Educação Física; Unimes – Educação Física (Fefis), Medicina e Medicina Veterinária; ESAMC – Administração, Direito e Engenharia; Unilus – Administração e Medicina; Unip – Direito, Engenharia e Fisioterapia; Unisantos – Direito, Engenharia e Psicologia; Faculdade de Peruíbe – Educação Física; FPG – Educação Física e Engenharia; Poli USP – Engenharia de Petróleo e Unifesp – Engenharia.