Rodada desta quinta-feira tem jogos decisivos

Confrontos definem finalistas de Basquete, Handebol e Xadrez.

Oito rodadas se passaram desde a estreia da 29ª edição dos Jogos da Unisanta e somente as equipes mais fortes vão sobrevivendo. A cada etapa, o maior evento esportivo universitário do estado de São Paulo se afunila e reserva, ao público, jogos cada vez mais importantes e emocionantes.

Nesta quinta-feira, por exemplo, serão conhecidos os finalistas do Basquete Masculino no ginásio Poliesportivo da Universidade Santa Cecília. Honrando a tradição que mantém a cada edição dos Jogos, Engenharia/Unisanta, Fefis/Unimes, Direito/Unisantos e Ed.Física/Unifesp chegaram às semifinais com méritos. Com isso, as quatro faculdades espantaram qualquer possibilidade de “zebra” nas fases decisivas do torneio.

Às 19 horas, Direito Unisanos e Ed.Física Unifesp fazem a primeira semifinal da modalidade. Em seguida, na outra semi, os futuros engenheiros fazem o clássico contra a equipe da Fefis Unimes. Os vencedores das duas partidas se enfrentam na grande final, que acontece no dia 25 de maio nesse mesmo ginásio.

Após estas decisões, duas partidas das oitavas de final do Futsal Masculino encerram a rodada do Poliesportivo. A Medicina/Santos(Lusíada), que faturou o bronze na última edição dos Jogos, enfrenta a já tradicional Engenharia/Unisanta, com trasmissão ao vivo da Santa Cecília TV.

Ambas vêm embaladas pelas goleadas aplicadas na estreia. Na última terça-feira, a Medicina venceu por 5 a 2 a Ed.Física/Unifesp. Porém, um dia antes, a equipe ceciliana conseguiu um placar ainda mais elástico diante da Engenharia/Unisantos:  6 a 0. Administração Don Domênico e Direito Unisantos fazem o último jogo da noite no ginásio.

A exemplo do Basquete Masculino, as finalistas de Handebol Feminino também serão conhecidas nesta quinta, em duas semifinais do ginásio Laerte Gonçalves. Até o final desta edição, os jogos que classificam as equipes para esta fase ainda não haviam terminado.

No primeiro jogo, o vencedor do duelo entre Arquitetura/Unisanta e a atual campeã Fefesp/Unisanta pega o ganhador do confronto entre as equipes de Educação Física da Unaerp e da Unifesp.

Os classificados para a outra semifinal sairão das partidas entre Biologia e Engenharia, ambas da Unisanta, e entre Medicina/Santos e Ed.Física/Unip. Os embates entre Arquitetura x Fefesp e Biologia x Engenharia, válidos pelas quartas de final, garantem o nome da Unisanta nas duas semifinais do torneio.

No Centro de Treinamento, às 19h30, Direito/Unisanta e Adm/Unisantos fazem o único jogo de Futebol Society da noite. O jogo será transmitido em tempo real pela Santa Cecília TV.

Xadrez

Na Sala de Estudos, mais semifinais: duas partidas de Xadrez Feminino prometem interagir os amantes da modalidade. Às 19 horas, a atual campeã feminina Medicina/Santos encara a Adm/DonDomênico. O vencedor pega, na final, o melhor do duelo entre Ed.Física/Unifesp e Fefesp/Unisanta. Se Medicina e Fefesp ganharem, repetirão a final do ano passado. A decisão acontece amanhã, no mesmo local.

Em seguida, na mesma sala, será a vez das equipes masculinas mostrarem serviço em dois jogos das quartas de final. A campeã Medicina/Unimes enfrenta o vencedor do embate entre Ciências do Mar/Unifesp e Ed.Física/Unifesp, que acontece antes do fechamento desta edição.

Outras duas partidas nesta mesma situação definirão o último confronto de Xadrez da noite. Os ganhadores de Medicina/Santos x Engenharia/Unaerp e Facce/Unimes x Fefesp/Unisanta se enfrentarão no encerramento da rodada na Sala de Estudos.

Por Rafael Moreira