Educação Física PG vence Fefesp Unisanta na grande final do futsal masculino

Por Andrei Paternostro / Revisão: Christian Miranda /

Foto: Elaine Brazão / Edição de Imagem e Web: Elizabeth Faria

Na última noite dos XXXIII Jogos da Unisanta, Fefesp Unisanta e Educação Física Praia Grande (FPG) se enfrentaram pela final do futsal masculino no Ginásio Poliesportivo e deram ao público o espetáculo final. A equipe da casa, que ano passado havia sido eliminada na primeira fase, foi para cima da terceira colocada de 2015 para consolidar sua recuperação. Mas, os praiagrandenses prevaleceram desde o início, venceram o confronto e se sagraram os campeões do futsal masculino.

Após a entrega dos troféus de Campeão Geral e Solidariedade, as duas equipes entraram em quadra para a última partida desta edição. Assim como nos outros confrontos, a torcida da Fefesp estava lá para apoiar seus jogadores até o fim. Porém, a outra parte do público torcia a favor da FPG e de Paulo Henrique, camisa 7 da Praia Grande.

O jogo começou com muito equilíbrio. Dois chutes perigosos da FPG assustaram o goleiro da Fefesp, já a equipe da casa agrediu também duas vezes e exigiu boas defesas do arqueiro adversário. A disputa acirrada se desequilibrou quando Paulinho entrou em quadra pela Praia Grande. Mesmo com dores no posterior da coxa direita, o camisa 7 liderou sua equipe que começou a tomar conta do jogo, acuando a Fefesp, que se defendeu até o final da primeira etapa, sem ver alteração no marcador.

A Fefesp aproveitou o intervalo para conversar e arrumar a casa, porém, vacilou logo no início da segunda etapa. Com menos de um minuto, Mike Fernandes, camisa 20 da FPG, chutou forte para tirar o 0 do placar. A partir daí a Fefesp foi para cima, rodou a bola, chegou várias vezes e exigiu belas defesas do bom goleiro Lucas, da Praia Grande. Mas em determinando momento, o time da casa deixou que o nervosismo tomasse conta.

Vários cartões amarelos, reclamações e chegadas duras foram alguns dos indícios de descontrole dos mandantes, que culminou na expulsão de Thiago, camisa 14 da Fefesp. Com um a mais em quadra, a FPG apenas controlou o jogo e só agrediu com uma bola na trave, antes da Fefesp ter o quinto jogador devolvido.

Já com a Fefesp utilizando o goleiro linha, veio o golpe final da FPG. Paulinho, certamente uma das estrelas desta edição dos Jogos da Unisanta, tabelou sem querer com seu companheiro e bateu forte para ampliar o marcador e ser ovacionado por boa parte do ginásio. Desde então, e até o final, a Fefesp permaneceu pressionando e agredindo o adversário, que se salvou nas boas defesas de seu goleiro. Apesar de todos os esforços da Fefesp, a Educação Física Praia Grande venceu a partida e levou o título do futsal masculino.

Paulinho ainda falou após a conquista: “Já joguei em muitos lugares, fora do Brasil e na Europa, mas nunca senti a emoção que estou sentindo hoje. Fico feliz pela molecada que está comigo e confiou neste projeto, estou muito feliz”. O atleta, após a declaração, saiu para comemorar o derradeiro título desta edição dos Jogos da Unisanta e a redenção de sua equipe após o terceiro lugar em 2015.