Fefesp Unisanta quebra hegemonia da Engenharia Unisanta no basquete masculino

Por Beatriz Martins / Edição e revisão de texto: Christian Miranda / Edição de imagem e web: Claudia Busto / Foto: Ivan Storti

Depois de nove anos, os futuros educadores físicos vencem a Engenharia Unisanta, campeã de 2016

Aos gritos de “o campeão voltou”, entoado pela Torcida Tubarão, a Fefesp Unisanta venceu a Engenharia Unisanta pelo basquete masculino na última noite da 34ª edição dos Jogos da Unisanta. O duelo foi o primeiro jogo da noite desta sexta-feira (19) no Ginásio Poliesportivo.

Atual campeã da modalidade, a equipe da Engenharia pontuou no primeiro lance do jogo, de fora da área. Mas a reação da Fefesp começou logo, quando conseguiu virar para 5 a 4. A partida foi muita disputada, com tiros livres para os dois lados. O placar foi apertado durante toda a primeira etapa, sempre com a Fefesp na frente e a Engenharia empatando. A maior vantagem adquirida pela Fefesp foi 21 a 15, pontos convertidos por Ariel Bezerra. As duas equipes desarmavam vários lances e o placar do primeiro tempo terminou 22 a 17 para o time de Educação Física.

No segundo tempo, o jogador Guilherme Rojas, da Engenharia, conseguiu marcar alguns pontos, esboçando reação. Mas não teve jeito, o jogo já dava indícios de que a noite seria da Fefesp. O futuro educador físico 23 aproveitou para converter quatro pontos de tiro livre, deixando o placar em 34 a 21. Mas ele também perdeu outro, o que fez os futuros engenheiros tentarem reagir em quadra. O camisa 8 da Engenharia, Felipe Ramos, mandou para a cesta de fora da área, marcando três pontos e ficando mais perto no placar: 36 a 30.

Em um lance do jogo de disputa de bola, o destaque da Engenharia, Rojas, foi expulso. Nos minutos finais da partida, Luiz Felipe Soriano converteu mais dois pontos no tiro livre para a Fefesp, mas seu colega de equipe, Rud Muller, perdeu a chance de deixar o placar mais longe. Isso não acabou com a festa da equipe da Educação Física e nem de sua torcida. O placar final do jogo foi de 39 a 33, consagrando a Fefesp Unisanta campeã do basquete masculino.

Muito emocionado, o camisa 30 da Fefesp, André Pereira, ressaltou a superação da equipe nesse ano, que foi terceiro lugar em 2016. “Eu sonhei com esse momento desde o ano passado porque muita gente falou que eu não era capaz. Só tenho a agradecer”. Além disso, ele afirmou que o diferencial dessa vitória foi o entrosamento da equipe. “Tocamos mais a bola e nosso time estava mais unido”.

Já Guilherme Rojas, destaque da equipe dos engenheiros e expulso no final da partida, foi direto nos erros da Engenharia. “Pequenos detalhes nos fizeram perder essa partida. A Fefesp abriu mais o jogo e tiveram mais oportunidade do que nós, infelizmente”.