Educação Física Unaerp é bicampeã e se firma como força no society masculino

Texto: Andrei Paternostro / Edição de imagens e web: Elizabeth Faria

Debaixo de chuva forte, Educação Física Unaerp e Engenharia Unip se enfrentaram pela final do futebol society masculino dos XXXIII Jogos da Unisanta. De um lado a faculdade de Guarujá, atual campeã, do outro uma equipe que surpreendeu ao longo do torneio e chegou à decisão. O duelo muito equilibrado não acabou no tempo regulamentar, e nos pênaltis o time da Unaerp conquistou o bicampeonato.

A partida foi visivelmente prejudicada por conta do clima. O volume de chuva deixava a bola correr com mais velocidade e as divididas eram constantes. Apesar das dificuldades, a equipe de Guarujá deslanchou e logo saiu na frente. Após cruzamento da esquerda, Vinicius dos Santos, 11 da Unaerp, desviou e inaugurou o placar. O segundo gol não demorou muito a vir, em bela cobrança de falta, os atuais campeões ampliaram.

Atrás do resultado, a Unip tentava buscar, a qualquer custo, uma reação. Pressionava, chutava, cruzava bolas na área e, em uma delas, obteve resultado. Após o árbitro assinalar pênalti a favor dos futuros engenheiros, Marlon Thiago converteu e diminuiu a contagem. Assim acabou a primeira parcial.

A chuva era incessante, a pressão da Unip não era diferente. Apostando muito em seu homem de frente, Marlon, a equipe abusava de cruzamentos para a área. Primeiro, bola na trave após cobrança de escanteio. Mas na segunda tentativa, o sucesso veio. Marlon se posicionou bem, recebeu uma cobrança de lateral e testou para o gol, empatando a partida.
Com a igualdade no marcador, as duas equipes tentavam o tento da vitória. Quando a Unip teve um jogador retirado por receber cartão amarelo, parecia ser o momento certo para a Educação Física Unaerp. Mas o tempo se esgotou e a decisão ficou para as cobranças de penalidades.

Nos tiros, melhor para os atuais campeões. Com duas cobranças convertidas contra dois erros da Engenharia Unip, o time da Unaerp venceu e comemorou muito o bicampeonato.

Richard Peterson, goleiro da Educação Física Unaerp, defendeu uma das cobranças e depois do jogo, afirmou: “Trabalhamos bastante, nos dedicamos e vamos para cima no ano que vem, mesmo sabendo da dificuldade, que já foi maior este ano”. Após a entrevista, o arqueiro voltou para a comemoração que contou até com estouro de champagne dentro de quadra.