Engenharia Unisanta e Engenharia de Petróleo Poli USP vencem no xadrez e são os primeiros campeões dos Jogos

Texto e Fotos:  Rafael Souza
Revisão e Edição de texto: Christian Miranda / Edição de imagens e web: Elizabeth Faria

Wilian Rither Lima, da Engenharia Unisanta, e Fernanda Ferreira Pinto, da Medicina Unilus, foram os destaques individuais

Na noite desta quinta-feira (4), pelo xadrez, a Engenharia Unisanta, no masculino, e Engenharia Poli USP, no feminino, foram os primeiros campeões da 34ª edição dos Jogos da Unisanta. Nas disputas individuais, Wilian Rither Lima, da Engenharia Unisanta (5 pontos), e Fernanda Ferreira Pinto, da Medicina Unilus (4 pontos – vencedora nos critérios de desempate), ficaram com a primeira colocação, totalizando 5 pontos em 5 rounds.

A competição teve cinco rounds. Cada vitória valia um ponto e a cada round se enfrentavam jogadores do mesmo nível. Ao final de cada rodada, era feito um sorteio que definia os confrontos seguintes. Dessa forma, após cinco rounds, os campeões individuais foram coroados.

Ao final do último round, a equipe com mais pontos, após a soma da pontuação de cada um de seus representantes, seria declarada a campeã geral.

No masculino, a Engenharia Unisanta foi a campeã geral com 13 pontos, seguida pela Engenharia de Petróleo Poli USP, que terminou com 8,5 pontos. A Engenharia ainda fez a dobradinha na disputa individual, com Wilian Rither Lima vencendo Tiago Filipe da Silva Jonas no quinto round.

“Já participei de torneios fortes e treino direto. A preparação para esses jogos não teve muita diferença. No ano passado, fui campeão paulista sub-20 e campeão paulista universitário. O Tiago é um jogador muito forte também, que joga desde pequeno e foi interessante ter Engenharia contra Engenharia na final individual”, disse o campeão e estudante do 5º semestre de Engenharia Civil.

No feminino, a Engenharia de Petróleo Poli USP foi a campeã geral, com 10 pontos, dois a mais que a segunda colocada Medicina Unilus, que conseguiu 8 pontos. Na competição individual, quatro jogadoras terminaram com 4 pontos, e Fernanda Ferreira Pinto, da Medicina Unilus, se sagrou campeã através dos critérios de desempate.

“Já participei de torneios, mas nenhum profissionalmente. Jogo xadrez por hobby. Atualmente estou no sexto ano do curso e participo do xadrez nos Jogos da Unisanta desde o segundo ano. O nível da competição subiu bastante”, afirmou a campeã individual feminina.

As partidas foram realizadas no Espaço Cultural da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Nílson Jonas e Carlos Alberto Seiga, mestre da Federação Internacional de Xadrez e técnico da seleção santista de xadrez, foram os responsáveis pela condução do evento.
Veja a classificação final do xadrez:
Masculino
1º – Engenharia Unisanta – 13 pontos